Confira o que esta passando neste Blog.

Pesquisar este blog

sábado, 13 de março de 2010

Os sete monstros da iniciativa

Certa vez, um especialista em mentes chegou a uma cidade distante garantindo que podia provocar acontecimentos e mobilizar pessoas. Milhares de curiosos foram à palestra dele e se concentraram ao máximo quando ele acendeu uma vela, no meio do palco, e pediu que todos mentalizassem-na apagando. Algumas pessoas recitaram mantras, outras apenas fecharam os olhos e tentaram mandar o máximo de energia para aquela tarefa.

Após alguns minutos, o especialista voltou ao microfone e disse simplesmente: “Agora, alguém dos milhares presentes na plateia pode subir até o palco e efetivamente apagar a vela?”. A maioria das pessoas ficou desconcertada e sem ação, mas algumas correram para apagá-la. O fato é que a solução era mais simples do que todos imaginavam: bastava que alguém tomasse a iniciativa.

No ambiente corporativo, essa situação acontece frequentemente. Observe como seus colegas de trabalho reagem com um papel que caiu no chão ou com o telefone de um funcionário que resolve tocar, mas o colega acaba de ir ao banheiro. Muitos profissionais ficam esperando que situações simples se resolvam por mágica, mas não tiram a bunda da cadeira para realmente resolvê-las. Por que será que isso acontece?

Observamos que existem sete monstros cuja função é justamente impedir as pessoas de tomarem a iniciativa. São eles:

Preguiça.
Medo do ridículo.
Medo de retaliação.
Insegurança.
Falta de objetivo.
Resistência a mudanças.
Falar muito e agir pouco.

Desses sete monstros, qual é o que mais te atrapalha ou já atrapalhou profissionalmente? Vammos tomar muito cuidado com esses monstros.

Sucesso a todos!

Anderson Fonseca